Ter o perfil para ter uma franquia de alimentação vai muito além de gostar de cozinhar ou sonhar em ter o próprio negócio. No competitivo mercado de food service, cada detalhe importa — e escolher um modelo de franquia como o da Empada Brasil pode ser o primeiro passo para o sucesso. Mas antes de mergulhar no empreendedorismo, é essencial entender se você tem o perfil ideal para esse desafio.
Ter o perfil para ter uma franquia de alimentação significa reunir características comportamentais, habilidades de gestão e um nível de comprometimento compatível com os desafios de gerir um negócio de comida. Mesmo com o suporte da franqueadora, o franqueado é quem estará à frente do dia a dia: atendimento, gestão de equipe, controle de estoque, metas, padrões de qualidade… tudo passa por ele.
Sim! E isso é um dado de mercado. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de alimentação segue como o mais procurado por investidores, e também o mais resiliente — mesmo em tempos de crise. Isso porque comida é necessidade e hábito. O brasileiro ama comer fora, pedir delivery ou fazer um lanche rápido durante o dia. Se você está avaliando se tem o perfil para ter uma franquia de alimentação, saiba que está olhando para um setor com alto potencial de retorno.
O modelo de franquia pressupõe aderência a processos já testados. Isso é ótimo porque reduz riscos e aumenta as chances de sucesso, mas exige disciplina. Franquias como a Empada Brasil têm um padrão de atendimento, layout, marketing, preparo e operação. Se você é do tipo que valoriza consistência, tem facilidade com rotinas e entende a importância da padronização, já está um passo à frente no perfil para ter uma franquia de alimentação.
Uma das perguntas mais importantes que você deve se fazer é: “Eu quero ser dono ou presente?”. Ter uma franquia de alimentação não é igual a abrir um negócio e esperar que ele funcione sozinho. No começo, principalmente, o franqueado é peça-chave na operação. Isso significa que o perfil para ter uma franquia de alimentação inclui estar presente, liderar a equipe, resolver problemas e acompanhar de perto o funcionamento da loja.
Você lida bem com pessoas? Sabe ouvir, orientar, dar feedback e manter um bom clima com a equipe? Ótimo. O perfil ideal para franquias de alimentação exige habilidades interpessoais apuradas. Como franqueado, você vai interagir com clientes, fornecedores, colaboradores e com a franqueadora. Saber comunicar com clareza, resolver conflitos com empatia e manter o espírito de equipe são qualidades valiosas nesse modelo de negócio.
Outro ponto crítico no perfil para ter uma franquia de alimentação é o controle financeiro. Embora a Empada Brasil ofereça suporte e treinamentos, é essencial que o franqueado saiba acompanhar o fluxo de caixa, margens de lucro, custos fixos e variáveis. Você não precisa ser um especialista em contabilidade, mas precisa gostar de números e tomar decisões com base em dados.
Nem todo dia será fácil. Alguns dias as vendas serão incríveis. Em outros, pode faltar movimento. Haverá imprevistos com fornecedores, ajustes com a equipe, clientes exigentes… tudo isso faz parte da jornada. O perfil ideal para ter uma franquia de alimentação inclui resiliência, foco em solução e capacidade de aprender com os desafios sem perder a motivação.
Empreendedores de sucesso têm uma característica em comum: estão sempre aprendendo. Com a Empada Brasil, você terá acesso a treinamentos, manuais, suporte de marketing e uma rede de franqueados com quem trocar experiências. Se você valoriza aprendizado contínuo e busca aprimorar seu negócio constantemente, seu perfil para ter uma franquia de alimentação está bem alinhado com o que o mercado exige.
A rotina de quem tem uma unidade da Empada Brasil envolve:
Tudo isso com o apoio de uma franqueadora estruturada, com mais de 20 anos de mercado e reconhecimento nacional.
Se você acredita que tem o perfil para ter uma franquia de alimentação, a Empada Brasil oferece o terreno fértil para crescer com segurança.
Se você marcou a maioria desses itens, há grandes chances de você ter o perfil certo para uma franquia de alimentação como a Empada Brasil.
O modelo de franquia é um dos mais seguros para quem deseja empreender com respaldo e estrutura. Mas como todo negócio, exige preparo e alinhamento de perfil. A boa notícia é que, com vontade de aprender, apoio da franqueadora e disciplina na execução, você pode sim fazer parte de uma marca forte e reconhecida.
A Empada Brasil acredita no empreendedorismo como motor de transformação e está pronta para ajudar você nessa jornada.
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Márcio Rangel atuou mais de 15 anos no mercado financeiro. Formado em economia e especializado em marketing, acreditou na marca Empada Brasil em 2003, quando montou a primeira loja na cidade de São Paulo. Após atuar por anos como franqueado em duas unidades da rede, tornou-se Franqueado Master atuando nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sua trajetória de sucesso com a marca permanece nos trabalhos contínuos de expansão da franquia.